Transmissão ao vivo 

ASSISTA AO VÍDEO


8° Seminário da

Imigração Italiana em Minas Gerais

A oitava edição do Seminário da Imigração Italiana em MG acontece em Belo Horizonte de 28 de maio a 02 de junho, coincidindo com a mais importante comemoração nacional italiana: a “Festa della Repubblica” (2 de junho).


Programação de Palestras

A programação é dedicada a palestras e mesas redondas com especialistas italianos e brasileiros, representantes de importantes ARQUIVOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

MEMÓRIA, IDENTIDADE, RAÍZES. Apresentação de trabalhos inéditos sobre os temas: Os italianos e o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de Minas Gerais" e “A busca pelas origens: memória familiar e história social”.


GIUSI ZAMANA

Gestora cultural. Nascida na Itália, em Este (PD) na região do Veneto, reside no Brasil desde 1987. Fundadora da Ponte entre Culturas (2004), idealizadora e realizadora de projetos de intercâmbio cultural e artístico (Festival Palco Italia),  de valorização da memória histórica (Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais e Revista Virtual da Imigração Italiana) e de arte-educação direcionados a crianças e adolescentes, realizados em parceria com entidades e instituições italianas e brasileiras. Desde 2015 integra o COMITES – MG (Consiglio Generale degli Italiani all’Estero – Minas Gerais).

DOMINGOS A. GIROLETTI

Giroletti é graduado e licenciado em Filosofia e Estudos Sociais. Mestre em Ciência Política pela UFMG. Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Pós doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics and PolitIcal Science. Professor titular do MPA/ Fundação Pedro Leopoldo e apresentador do programa televisivo “Interconexão Brasil - BH News” do Canal 14 da NET.
Autor da pesquisa “Participação dos imigrantes italianos no desenvolvimento de Minas Gerais”.
Integra a Comissão Científica do 8º Seminário; coordenará a sessão de abertura do evento, dia 01/06/2018 às 19h.

LÍGIA MARIA LEITE PEREIRA

Doutora em Sociologia pela Universidade de Paris. Professora aposentada da UFMG; coordenou por muitos anos o Núcleo de História Oral do Centro de Estudos Mineiros da mesma Universidade, do qual foi uma das fundadoras. Diretora da Códice Consultoria em História. Autora, entre outros livros, de “Minas/Itália: um encontro cultural”.

Lígia Maria integra a Comissão Científica do Seminário e coordenará a sessão do dia 02 de junho: “Imigração Italiana: Fontes e Arquivos Nacionais e Internacionais”, de 9h às 12h30

SILVIA ALCIATI

A italiana Silvia Alciati é formada em Arquitetura pelo Politécnico de Torino. Cidadã Honorária de BH em reconhecimento aos serviços prestados em prol das relações Itália-Brasil, foi uma das fundadoras da ACIBRA-MG (Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais) e presidente do COMITES – Comitato degli Italiani all’Estero de Minas Gerais até 2015, quando foi eleita Conselheira Geral dos Italianos no Exterior – CGIE, representando o Brasil no Ministério das Relações Exteriores da Itália. Como membro do CGIE participa da Comissão Continental da América Latina e da Comissão Novas Migrações e Gerações Novas.

Inscrições

As inscrições para a 8° Seminário de Imigração Italiana em Minas Gerais, são gratuitas, e devem ser realizadas através do email [email protected].

Para maiores informações:

 MINICURSOS: 28, 29 e 30/05/2018

Auditório do Hub Minas Digital (Prédio Rainha da Sucata)

Inscrições gratuitas de 02 a 20 de maio limitadas à disponibilidade de vagas, pelo  email: [email protected]

 

INICIAÇÃO À PESQUISA GENEALÓGICA DE FAMÍLIAS ITALIANAS.
28, 29 e 30/05/2018  Horário: 17 às 19

Serão apresentadas as peculiaridades da pesquisa genealógica relativa a famílias de origem italiana, informações sobre fontes disponíveis e ferramentas úteis, dando  ao participante condições para iniciar a desenvolver suas pesquisas genealógicas.
Ministrante: Stanley Savoretti de Souza.
Bacharel em Direito pela Universidade FUMEC. Genealogista. Sócio da Ass. Bras. Pesquisadores de História e Genealogia e do Instituto Histórico e Geográfico de MG.

Confira o programa: https://goo.gl/xwnkSD

MINICURSO:INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL
28, 29 e 30/05/2018  Horário: 19 às 21h

O curso pretende introduzir a história oral – fonte/técnica/método -, discutindo algumas das questões mais comumente enfrentadas no seu uso em pesquisas, numa perspectiva multidisciplinar. Serão discutidos os aspectos metodológicos e técnicos do trabalho com fontes orais, sobretudo a prática de entrevista e a interpretação do material.

Ministrante: Aparecida Maciel da Silva Shikida.
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Pesquisadora na Fundação João Pinheiro.

Confira o programa: https://goo.gl/fXZfcQ

 

Ficha Técnica

COORDENAÇÃO GERAL

Giusi Zamana

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Federico Vaccari

COMITÊ CIENTÍFICO

Profa. Dra. Lígia Maria Leite Pereira
Prof. Dr. Domingos Giroletti

DIRETOR TÉCNICO

Bruno Rodrigues

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Silvia Alciati
Anísio Ciscotto

DESIGN GRÁFICO

Fabiano Azevedo Barroso

TRADUÇÃO SIMULTÂNEA

Paloma Neves
Andressa Oliveira
Raquel da Silva

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Martha Toffolo

Parceiros