Transmissão ao vivo 

José Lucas de Lima

A HISTÓRIA DA SERRA DOS LIMAS E A IMIGRAÇÃO DA FAMÍLIA CROCHIQUIO

Sábado, 21/09 Sessão de palestras 16h.  

 

Meu nome é José Lucas de Lima, moro no Bairro Serra dos Limas - Andradas MG, meus bisavós materno vieram da Itália, da cidade de Capranica, na Província de Viterbo, localizada a cinquenta e oito quilômetros de Roma. No ano de mil novecentos e oito se instalaram nesse bairro na zona rural de Andradas, meu bisavô chamava-se Sexto Crochiquio e minha bisavó Catarina Crochiquio. Tiveram nove filhos, sendo que a primeira filha do casal FilomenaCrochiquia nasceu na cidade de Capranica chegando ao Brasil recém-nascida com seis meses de vida.... Eles adquiriram uma propriedade de sete alqueires de terra para cada um dos irmãos.Inicialmente começaram com o cultivo de uva e a produção de vinho, optaram pelo cultivo das uvas devido ao frio que fazia na região no início do século XX e depois quando não geava mais passaram para o cultivo de café.

Os descendentes da FamíliaCrochiquio estão presentes hoje em várias cidades dentre elas temos Andradas, Albertina, Jacutinga, Ouro Fino, Espirito Santo do Pinhal, Mogi Guaçu, mas a maior parte dos descendentes estão presentes no Bairro Serrados Limas - Andradas. Os descendentes da Família Crochiquio hoje na região são mais de duzentas pessoas, mas somente um descendente - que mora em Espirito Santo do Pinhal - possui cidadania italiana. 

 

José Lucas de Lima. Natural de Andradas, bisneto de italianos, agricultor familiar, produtor de café orgânico, degustador de café, associado da AGRIFAN e cooperado da COOPFAM, professor de violão.