Transmissão ao vivo 

Rafael Alberto Souza e Silva

Saverio Senni

O MAPA DE SABORES DE ANDRADAS E O SONHO DE UM MENINO DO VÊNETO.

Domingo 22/09 Sessão de palestas: 11h 

O mapa de sabores dos cafés de Andradas sempre foi um sonho do Sr. Ricardo Sasseron, descendente de Venetos. Nascido em 1917 em Andradas, filho de Italianos que migraram para o Brasil, Sr Ricardo Sasseron se tornou líder no campo e fundador da Cooperativa Rural de Andradas (CARA) que chegou a ter 1.685 cooperados. Oito anos após a sua morte ainda vive na memória popular como homem honesto e respeitável, capaz de unir a comunidade de descendentes de italianos na referida cooperativa enquanto viveu. Hoje também podemos considerá-lo um personagem histórico, símbolo da luta pela valorização do pequeno agricultor e também como um grande perola da tradição oral de Andradas, pois foi exaustivamente procurado por jornalistas e pesquisadores para falar sobre a história da imigração italiana local, do café e do vinho.  Infelizmente faleceu sem ver seu sonho realizado: ver o pequeno agricultor ter o seu trabalho reconhecido com maior justiça, eliminando a figura do atravessador que tanto lucra com seu trabalho.  O projeto MAPA DOS SABORES vem para resgatar este sonho e tornar as famílias de cafeicultores de Andradas sustentáveis de fato.

As famílias estão sendo cadastradas por adesão espontânea, sendo o seu número de 15, até o momento, todas com sobrenomes italianos, número que tende a crescer.  Para além de contar a história do café na região e de sua produção em cada unidade rural, o projeto pretende contar um pouco da história de cada família agricultora nele envolvida. Dessa forma, ele pode ser considerado uma ponte entre a História Rural do município, fortemente marcada pela presença italiana, com a presente: um município de pequenas propriedades, cultivado por mão de obra familiar, que torna este projeto possível.

Rafael Alberto Souza e Silva. Engenheiro Agrônomo e Zootecnista formado na Faculdade Manoel Carlos Gonçalves em Espírito Santo do Pinhal. Gestor técnico da Synapse Consultoria. Consultor Técnico do Sindicato Rural de Andradas.