Transmissão ao vivo 

SAVERIO SENNI

Saverio Senni

DIVERSIFICAÇÃO E MULTIFUNCIONALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DOS TERRITÓRIOS RURAIS: O PAPEL DO AGRITURISMO NA EXPERIÊNCIA ITALIANA.  
22/09 Domingo - 09h.  Conferência com tradução simultânea

Saverio Senni é professor na Universidade de Tuscia, em Viterbo, na Itália. Titular das seguintes disciplinas:
- Economia e política do desenvolvimento rural
- Economia florestal e ambiental

Áreas de interesse e pesquisa:

  • Papel da agricultura nos processos de desenvolvimento local
  • Problemas socioeconômicos em áreas rurais
  • Políticas de Desenvolvimento Rural
  • Multifuncionalidade da agricultura
  • Agricultura social e cívica
  • Agricultura em países emergentes

Áreas de interesse e pesquisa:
Papel da agricultura nos processos de desenvolvimento local
Problemas socioeconômicos em áreas rurais
Políticas de Desenvolvimento Rural
Multifuncionalidade da agricultura
Agricultura social e cívica
Agricultura em países emergentes

Breve resumo de sua palestra:
Nas últimas décadas se desenvolveu na Europa, e de modo particular na Itália, o número de propriedades rurais que, além da produção agrária tradicional, incentiva a oferta de serviços às pessoas. Agriturismo, fazendas didáticas e fazendas sociais são alguns exemplos de atividades conectadas que andam juntas com a produção agrícola e alimentícia.
As práticas de diversificação representam uma oportunidade fundamental, sobretudo para os negócios agrícolas de pequeno e médio porte, para os quais é sempre mais difícil sobreviver somente com a produção agro alimentar, seja pelos efeitos das mudanças climáticas, seja pelas crescentes incertezas sobre o comércio de seus produtos finais.
A agricultura, por suas características intrínsecas, apresenta grande potencial de gerar também serviços de bem-estar, educativos e inclusivos para as pessoas, e a experiência italiana demonstra que estes podem muito bem se conjugar à atividade agrícola propriamente dita.
A palestra apresentará o perfil do modelo agrícola europeu, baseado no modelo de agricultura familiar, no qual o papel multifuncional da agricultura, sobretudo a familiar, é colocado no centro das políticas de desenvolvimento rural. Para que, assim, se tenha uma ideia do quadro do agriturismo na Itália, bem como de outras experiências de diversificação que frequentemente andam juntas com o agriturismo, como as atividades didáticas, educativas e sociais.
Serão apresentados números e perfis operacionais das empresas agriturísticas italianas que são consideradas, em nível internacional, referências. Será delineado, brevemente, o quadro das políticas europeias que sustentam o desenvolvimento da diversificação no âmbito agrícola.