Confira o recente trabalho publicado na RIIMG, cujo título é "Sociedade Beneficente Umberto I: o mutualismo como reforço da identidade étnica e como elemento de seguridade de trabalhadores italianos na cidade de Juiz de Fora (MG), 1887-1919", produzido por Antonio Gasparetto Júnior, mestrando em História pela Universdidade Federal de Juiz de Fora - MG."

Clique aqui para acessar ao texto completo da dissertação.


Itália no Horizonte: Pesquisa investiga presença italiana
nas ruas da capital mineira.

A dissertação “A presença italiana em nomes de ruas de Belo Horizonte: passado e presente” de Zuleide Ferreira Filgueiras, comprova a forte influência italiana em Belo Horizonte, que tem 183 ruas com nomes de homens e mulheres originários do Bel Paese.

Clique aqui para acessar ao texto completo da dissertação.


Acompanhe a entrevista com Zuleide Ferreira Filgueiras,
autora da dissertação:


“A presença italiana em nomes de ruas de Belo Horizonte: passado e presente”.
no programa "Brasil das Gerais da Rede Minas, no dia 15/03/2011, às 20:00h.

A defesa da dissertação acontecerá no dia 04/04/2011, no Auditório 2011 da Faculdade de LETRAS da UFMG, Campus Pampulha Belo Horizonte.

Resumo:
Cidade planejada para ser capital do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte recebeu em suas terras - logo no início da sua construção, no final do século XIX - imigrantes italianos que vieram atraídos pelas oportunidades de trabalho. A proposta desta pesquisa é demonstrar que o estudo dos nomes de lugares possibilita resgatar parte da história e da cultura local de uma comunidade, uma vez que a toponímia, além de perpetuar características do ambiente físico, evidencia marcas da história social (formação étnica, processos migratórios, sistema de povoamento de uma região). Os resultados obtidos por meio da pesquisa, que nos possibilitou ter acesso a um passado histórico, econômico e social de Belo Horizonte, comprovam que, na capital mineira, houve forte influência da presença dos imigrantes italianos, embora pouco conhecida, hoje, entre seus habitantes.

Mais detalhes no link: http://www.letras.ufmg.br/poslin/proximasdefesas.asp


Lançamento da Revista da Imigração Italiana em Minas Gerais 

Data: 21 de fevereiro de 2011, às 19 horas
Local: Museu Histórico Abílio Barreto
Av. Prudente de Morais, 202
Cidade Jardim – Belo Horizonte


O lançamento da Revista Virtual da Imigração Italiana em Minas Gerais acontece no dia 21 de fevereiro de 2011, no âmbito do evento promovido pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte em comemoração ao Dia do imigrante Italiano no Brasil.

O programa prevê as participações do Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do Secretário Municipal Adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, do COMITES de Belo Horizonte, Silvia Alciati e uma homenagem à Sra. Anita Uxa, como representante da comunidade italiana de Belo Horizonte.

O dia 21 de Fevereiro foi sancionado como o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil pela Lei nº 11.687, de 02 de junho de 2008.


 

 

 
| A Revista | Corpo Editorial | Seminários | Textos | Vídeos | Notícias | Links | Submissões | Contato |
Revista da Imigração Italiana em Minas Gerais - Ponte Entre Culturas © Todos os direitos reservados - 2011.
 
 
Ponte Entre Culturas