Curta nossa p?gina!
#

Projetos

JARDIM DAS ARTES Educação, arte e cultura em Mario Campos MG

Saiba Mais






Newsletter

Nome:
E-mail:

Imagens

 

 

> FESTIVAL PALCO ITALIA apresenta o espetáculo BORGOBANDOBALLO da Cia Teatral MANICÔMICOS, 11, 12 e 13 de Maio em São João del Rei MG. Saiba mais...

No período de 05 de maio a 03 de junho de 2012, a Associação Ponte entre Culturas - MG promove uma edição especial do Festival Palco Italia, dedicada à dança, à música, ao teatro e à memória da imigração italiana.

O Festival integra o Momento Italia Brasil iniciativa promovida pela Embaixada da Italia no Brasil no intuito de celebrar os laços entre os dois países.

Com o objetivo de prestar uma homenagem aos imigrantes italianos, o Festival abre sua programação com as JORNADAS SOBRE IMIGRAÇÃO ITALIANA apresentando uma pesquisa realizada em Minas Gerais pela Universitá La Sapienza di Roma e o belíssimo espetáculo “Borgobandoballo” da Cia Teatral ManiCômicos de São João del Rei.

Apresentação da pesquisa: “Terra, Cultura e Patrimônio dos Ítalo-descendentes de Minas Gerais.
Dia: 12 de maio, de 16.00 às 18.00 horas.
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del Rei - MG
Entrada franca

Espetáculo “Borgobandoballo” da Cia Teatral ManiCômicos
Dias: 11, 12 e 13 de maio, sexta, sábado e domingo às 20.00 horas.
Local: Espaço Cultural ManiCômicos, Rua Industrial Paulo Agostini, 55 – Vila Nossa Senhora de Fátima - São João del Rei MG
Ingressos: R$ 10,00 inteira - R$ 5,00
Venda no local: de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou nos dias de espetáculo, a partir das 18 horas. Ingressos limitados.
Reservas pelo telefone: (32) 3373-5892

Mais informações: www.festivalpalcoitalia.com.br

 

BORGOBANDOBALLO
O Baile da vida dos exilados

Sinopse do espetáculo.

“Borgobandoballo” narra a trajetória de imigrantes italianos, no ano de 1889, em São João del Rei, que, revoltados com a precariedade das condições de trabalho oferecidas, se rebelaram contra o governo, exigindo condições dignas para continuarem nas lavouras. Os políticos, por não concordarem com as reivindicações, prenderam os trabalhadores, os colocaram em um trem e os expulsaram da cidade. Segundo Juliano Pereira, diretor artístico da companhia, não há registros históricos do que ocorreu com esses imigrantes após serem banidos de São João del Rei e é exatamente na criação deste hipotético destino que se desenrola “Borgobandoballo”.

O processo de criação envolveu pesquisas com foco na cultura italiana da época e da cidade de São João del Rei no século XIX. Outro fator importante para a investigação foi a vivência dos componentes na colônia italiana local, propiciando encontros com os parentes dos imigrantes. O diretor artístico destaca, também, as constantes pesquisas sobre os vestuários e modo de vida do período para a composição dos personagens.

Ficha técnica

Direção: Juliano Pereira
Texto: Grupo
Pesquisa: Grupo
Elenco: Anderson Rail, Elis Ferreira, Fernanda Nascimento, Gabriel Resende, Guilherme Abreu, Jean Fábio, Luiz Nascimento, Lôra Abreu, Marcos Fonseca, Orlando Talarico,
Paula Nicolau, Rafael Wolbert
Contra - regra: Mirian Rios
Produção: Flávio Rezende

Sobre a Cia Teatral ManiCômicos.

A Cia Teatral ManiCômicos foi criada em 1998, em São Paulo, por seis amigos, com o lançamento da peça “A Farsa do Cangaço, oxx!”, se apresentando nas ruas da zona sul da cidade, em praças públicas e escolas.

Em 2005, mudaram-se para a cidade de São João del Rei, continuando sua trajetória em terras mineiras e se apresentando em importantes festivais do Brasil a fora, como o Festival de Curitiba e o Festival de Teatro Brasileiro, em Campinas.
Além das atividades artísticas, a Cia ManiCômicos mantém os Projetos Arte por Toda Parte e Dom de Minas, que têm como foco levar arte para vintes bairros carentes de São João del Rei (MG) e região.

Jornadas sobre a Imigração Italiana em Minas Gerais

Realização
Associação Ponte entre Culturas-MG
Università La Sapienza di Roma
Universidade Federal de São João del Rei
Cia Teatral ManiCômicos
Ministero degli Affari Esteri

Apoio
Consulado da Italia em Belo Horizonte
Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
ACIBRA MG - Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais
APRAFAC - Associação de Produtores Rurais e Agricultura Familiar das Colônias SJDR
AMACIG – Associação dos Moradores e Amigos da Colônia do Giarola
Escola Municipal Parada do Giarola
Atitude Cultural

Assessoria de imprensa
Martha Toffolo (31) 3221-6959 / 8745-6959
marthatoffolo@gmail.com

 

 

 

© copyright 2008. Ponte Entre Culturas